Os cabos de aço são equipamentos extremamente necessários para a realização de diversas atividades dentro das indústrias e comércios.
Seu funcionamento com a eficácia comprometida pode acarretar em vários problemas, sejam financeiros ou de segurança.
Por isso, é preciso saber o que realizar para manter a segurança e eficiência dos cabos de aço. Fique até o fim e conheça mais sobre a lubrificação dos cabos de aço. Boa leitura!
Cabos de aço precisam de lubrificação?
Os cabos de aço, da mesma forma que maquinários e peças, necessitam de lubrificação para continuar exercendo sua função de forma correta, segura e com o máximo de eficácia.
Tanto a inspeção dos cabos, quanto a sua lubrificação se veem extremamente necessárias. Dentre os objetivos da lubrificação desses cabos, podemos destacar alguns a seguir:
- Proteger o cabo contra corrosão;
- Aliviar o desgaste do cabo;
- Regularizar o movimento desses cabos;
- Evitar fadiga por atrito;
- Deixar o desenrolar dos cabos mais suave;
- Diminuição do esforço;
- Prolongação da vida útil dos cabos.
Em relação a lubrificação original dos cabos de aço, muitos deles vem com uma certa lubrificação de fábrica, feita durante a fabricação. Essa lubrificação de fábrica auxilia na proteção pré-instalação do cabo, mas após a instalação dos cabos, eles devem receber outra lubrificação.
A lubrificação dos cabos de aço deve ser realizada de forma periódica. O intervalo entre as lubrificações depende das condições de operação e tipo de produto utilizado.
Ao escolher o melhor lubrificante para o seu cabo de aço, verifique o manual do cabo para comprar o produto recomendado. Ele não pode ser utilizado em excesso ou formar borras e espumas durante o funcionamento do cabo.
Se você ainda precisa de ajuda para escolher o melhor lubrificante ou quer contar com uma empresa parceira para adquirir seus óleos para cabos de aço, conte conosco da Frati. Acesse o link e confira nossos produtos pensados para seu cabo de aço!