Cabos de aço são ferramentas fundamentais para diversas atividades que envolvem o suporte e transporte de cargas. Mas, você sabe qual a diferença entre almas de fibra e almas de aço dos cabos?
Para responder a essa dúvida, o pessoal da Frati separou um material legal sobre almas de cabos de aço e suas diferenças. Boa leitura!
O que é a alma de um cabo de aço?
Antes de descobrirmos quais que são as diferenças entre as almas dos cabos de aço, precisamos entender o que são essas almas.
A alma de um cabo de aço não tem relação com o significado que geralmente entendemos por “alma”. A alma de um cabo tem relação com sua estrutura física, no caso, o núcleo no qual as pernas do cabo são arranjadas em forma de hélice.
A função principal da alma é fazer com que esse arranjo posicione as pernas do cabo de forma que o esforço aplicado ao aço seja distribuído de forma uniforme, para que o atrito seja menor e os cabos não sejam arrebentados.
A alma pode ser feita a partir de alguns materiais, como fibra ou aço. Entenda suas diferenças abaixo.
Distinções entre almas de fibra e de aço
Começando pela alma de fibra, ela pode ser composta por fibras naturais ou artificiais. Seu uso é recomendado para atividades que exigem flexibilidade dos cabos de aço ou resistência a ambientes com temperaturas abaixo de 82ºC.
O problema das almas de fibras é que elas não podem ser usadas em ambientes externos expostos a ação da chuva, por conta das possíveis oxidações feitas pela água.
Agora, as almas de aço devem ser utilizadas em ambientes externos e que possuem umidade e/ou temperaturas superiores à 82ºC. Sua proteção contra amassamentos e resistência a tração são outros diferenciais do tipo.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Se você precisa de algum parceiro confiável para adquirir cabos de aço industriais, conte conosco da Frati. Adquira seus produtos pelo nosso site. Obrigado pela leitura!